Como tudo começou
Conhecedores e preocupados com a realidade social em Évora e seu concelho, um grupo de cristãos reuniu-se pela primeira vez aos 28 dias do mês de Janeiro de 2002, naquela que ainda hoje é a sede provisória da Instituição que se veio a designar de Pão e Paz.
Já então preocupados pela pobreza que conhecíamos lutámos por alcançar resposta aos rumores que nos chegavam.
Após alguma luta conseguimos de um amigo, José Flamínio Roza, um espaço que nos tem permitido realizar o primeiro dos objectivos a que nos propusemos – dar uma refeição quente, diária os mais necessitados.
Muitos têm sido os que nos têm ajudado, sócios e amigos da Pão e Paz, a concretizar aquilo a que nos propusemos.
Algumas têm sido também as iniciativas que temos tomado, exposições, venda de Pintura e Escultura com a participação de pintores e escultores de nomeada da nossa praça. Participação nas Feiras promovidas pela Câmara Municipal, São João e do Livro.
Neste momento estamos em negociações com os herdeiros de José Flamínio Roza para aquisição de um outro espaço que nos permita realizar os outros objectivos da Pão e Paz – dar higiene pessoal e de roupas e dormida aos sem-abrigo. Com a coragem e a força que sempre nos tem animado havemos de conseguir.
Quando este objectivo estiver concretizado realizaremos tudo a que a Pão e Paz se propôs. A partir daqui TUDO o que o Pai do Céu espera de nós será possível, incluindo levar aos necessitados que tem dificuldade em deslocar-se, as refeições de que carecem.