Como tudo começou

Conhecedores e preocupados com a realidade social em Évora e seu concelho, um grupo de cristãos reuniu-se pela primeira vez aos 28 dias do mês de Janeiro de 2002, naquela que ainda hoje é a sede provisória da Instituição que se veio a designar de Pão e Paz.

Já então preocupados pela pobreza que conhecíamos lutámos por alcançar resposta aos rumores que nos chegavam.

Após alguma luta conseguimos de um amigo, José Flamínio Roza, um espaço que nos tem permitido realizar o primeiro dos objectivos a que nos propusemos – dar uma refeição quente, diária os mais necessitados.

Muitos têm sido os que nos têm ajudado, sócios e amigos da Pão e Paz, a concretizar aquilo a que nos propusemos.

Algumas têm sido também as iniciativas que temos tomado, exposições, venda de Pintura e Escultura com a participação de pintores e escultores de nomeada da nossa praça. Participação nas Feiras promovidas pela Câmara Municipal, São João e do Livro.

Neste momento estamos em negociações com os herdeiros de José Flamínio Roza para aquisição de um outro espaço que nos permita realizar os outros objectivos da Pão e Paz – dar higiene pessoal e de roupas e dormida aos sem-abrigo. Com a coragem e a força que sempre nos tem animado havemos de conseguir.

Quando este objectivo estiver concretizado realizaremos tudo a que a Pão e Paz se propôs. A partir daqui TUDO o que o Pai do Céu espera de nós será possível, incluindo levar aos necessitados que tem dificuldade em deslocar-se, as refeições de que carecem.

Quem Somos

A Associção "Pão e Paz - Associação de Solidariedade Social" é uma instituição particular de solidariedade social (IPSS), sem fins lucrativos, que brotou do coração de cristãos. Surge para colmatar carências humanas, sociais e económicas, independentemente da cor, raça, país, língua, religião, dos utentes.

Missão

A Associação "Pão e Paz - Associação de Solidariedade Social" tem como objectivos principais, servir os mais carenciados, proporcionando-lhes:

  • Uma refeição quente, diária, na instituição ou na sua própria residência, caso não se possam deslocar.
  • Possibilitar higiene pessoal e tratamento de roupas.
  • Dormida temporária aos sem-arigo.

O âmbito da Associção "Pão e Paz - Associação de Solidariedade Social" abrange sobretudo a cidade de Évora e o seu concelho.

Estratégia

Para a realização dos seus objectivos a Instituição propõe-se:

  • Organizar respostas adequadas ao combate à exclusão social e à pobreza.
  • Criar e manter um espaço para a confecção dos alimentos e do seu armazenamento, refeitório, balneários, lavandaria e camaratas para homens e mulheres.
  • Distribuir refeições e agasalhos aos sem abrigo.
  • Dar apoio domiciliário em casos devidamente justificados e quando a Instituição tenha condições que o permitam, procedendo das deliberações da Assemblei Geral.
  • Promover e enquadrar o voluntariado como referência e prática de uma sociedade civil, humana e solidária.
  • Desenvolver parcerias, particulares ou públicas, em ordem à integração dos mais marginalizados da sociedade.